Pedagogia
Gratuito

Perfil do Egresso
“Um professor-pedagogo competente, flexível, adaptável e polivalente, compreendido em sua área de atuação como um profissional não fragmentado, capaz de desenvolver as competências necessárias para atuar como docente na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos e a condição de ser um competente e inovador gestor pedagógico em Instituições Escolares e não escolares, assim como em outras áreas de apoio escolar, incluindo as coordenações pedagógicas e administrativo-escolares que constituem os organogramas das escolas públicas e particulares”. Esse profissional dominará os aspectos pedagógicos, políticos e práticos da área educacional, capacitando-se para atender como docente as escolas públicas e particulares de Ensino Básico.
Objetivos do Curso
Formar profissionais, na área de educação, competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão. Formar profissionais com habilidades teórico metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão.
- Formar profissionais críticos e competentes capazes de formular propostas que façam frente à educação e que sejam solidárias com o modo de vida daqueles que a vivenciam.
- Formar profissionais capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar políticas educacionais.
- Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade educacional.
- Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
- Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada.
- Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da educação brasileira.
- Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas educacionais e o empenho profissional para a melhoria qualitativa da educação.
Habilidades Profissionais
Para atingir esse perfil, esse professor deverá ser capaz de:
- Articular as leituras da realidade educativa em seus aspectos sociais, políticos, culturais , ambientais e econômicos, e o desenvolvimento dos processos pedagógicos;
- Organizar e mediar situações de ensino-aprendizagem, considerando o contexto educativo a partir da construção de um referencial teórico-metodológico crítico para a docência;
- Analisar criticamente as concepções que constituem as propostas institucionais e as práticas pedagógicas, através do conhecimento e da realização de práticas de investigação no contexto educativo;
- Ter conhecimento histórico, social e cultural da criança, do jovem e do adulto em relação aos aspectos do seu desenvolvimento;
- Atuar criticamente no contexto educativo frente à organização e ao desenvolvimento dos processos pedagógicos e suas contextualizações;
- Ter postura ética e política em sua atuação profissional, considerando a criança, o jovem e o adulto como seres sociais em desenvolvimento de exigências próprias de sua natureza;
- Ter compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
- Possuir capacidade de investigação do fenômeno e da prática educativos que ocorrem em diferentes âmbitos e especialidades;
- Compreender o processo de construção do conhecimento, inserido em seu contexto social e cultural;
- Poder refletir sobre o processo histórico que caracteriza a educação;
- Identificar as realidades socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e inclusão social;
- Compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades
contemporâneas e suas funções na produção do conhecimento; - Atuar com portadores de necessidades especiais e grupos multiculturais, em diferentes níveis da organização, de modo a assegurar seus direitos de cidadania e inclusão social;
- Dialogar entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- Apropriar-se de processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
- Ser capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Promover a articulação da atividade educacional nas diferentes formas de organização do trabalho pedagógico escolar e não escolar, considerando planejamento, execução, gestão e avaliação de propostas pedagógicas;
- Participar na elaboração, realização e avaliação do projeto político-pedagógico, planejando, articulando e sintetizando as atividades de ensino, aprendizagem e administração;
- Coordenar espaços educativos alternativos, buscando serviços de parcerias e de apoio comunitário;
- Ser capaz de fazer uma gestão democrática na construção da cidadania escolar em uma sociedade em contínuo desenvolvimento;
- Construir estratégias para aprendizagem dos alunos, articulando escola – família – comunidade – sociedade;
- Ser capaz de transversalizar diferentes temáticas como a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial, a Educação Indígena, a Educação Quilombola, a Educação Ambiental, a Educação em Direitos Humanos, a Educação do Campo, na perspectiva da diversidade e do multiculturalismo;
- Decidir didáticas e metodológicas orientadas por pressupostos epistemológicos coerentes;
- Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
- Desenvolver estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, desencadeamento de propostas de intervenções pedagógicas;
- Saber refletir sobre as situações e relações interpessoais que ocorrem no contexto escolar com leituras necessárias a sua compreensão;
- Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo, analisando e interpretando processos e resultados de pesquisas para o aprimoramento de sua prática profissional;
- Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo, de trabalho e de pesquisa, empenhando-se em compartilhar suas práticas e produzir coletivamente.
Detalhes do Curso
- Leituras 63
- Quizzes 0
- Duração 8 Semestres
- Carga Horária 3480 horas
- Portaria Acesse aqui
- Atividades Complementares Acesse aqui
- Manual de Estágio Acesse aqui
- Critérios de avaliação Sim
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1º Período
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2º Período
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3º Período
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4º Período
- Pesquisa e Prática Pedagógica IV – 120H
- Política Educacional Brasileira e Direitos Humanos Fundamentais – 60H
- Multiculturalismo e Diversidades Étnico-Racial, de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional – 60H
- Alfabetização e Letramento: Métodos e Perspectivas – 60H
- Fundamentos de Educação Infantil – 60H
- Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV – 20H
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5º Período
- Ciências: Conteúdos e Métodos – 60H
- Pesquisa e Prática Pedagógica V – 120H
- Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento V – 20H
- Fundamentos e Metodologia das Atividades Culturais e Artísticas – 60H
- Geografia: Conteúdos e Métodos – 60H
- Estágio Supervisionado I – 100H
- Avaliação, Organização e Planejamento em Educação – 60H
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6º Período
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7º Período
- Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento VII – 40H
- Pesquisa e Prática Pedagógica VII – 120H
- Estágio Supervisionado III – 100H
- Educação de Jovens e Adultos: Métodos e Fundamentos – 60H
- Literatura infanto-Juvenil – 60H
- Fundamentos de Gestão Escolar – 60H
- TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – 60H
- Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas – 60H
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8º Período
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Disciplinas Optativas
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Distribuição da Carga Horária